segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Curiosidades americanas

Algumas curiosidades sobre este país que aprendi a chamar de lar:

* Todas as unidades aqui são diferentes. Eles usam miles (milhas) em vez de quilômetros, inches (polegadas) em vez de centímetros, feet (pés) em vez de metros, pounds (libras) em vez de quilogramas, ounces (onças) em vez de mL, gal (galão) em vez de litro e graus Fahrenheit em vez de graus Celsius.

* Arrotar não é falta de educação nos Estados Unidos. Muita gente arrota (conheço alguns homens que arrotam bem alto) e depois larga um "excuse me", como se nada tivesse acontecido.

* A maioria dos americanos escova os dentes só uma vez por dia, no máximo duas. Já vi família de dentista que só escova uma. Não tem essa de escovar após cada refeição. Eles dizem que é exagero porque as bactérias demoram 24 horas para se desenvolverem na nossa boca.

* É bem mais fácil achar comida vegetariana por aqui, tanto em restaurantes como em supermercados. Os mercados grandes tem até uma seção só para quem segue a dieta judaica Kosher - alimentos que não misturam leite e carne, por exemplo.

* Americano não usa esponja para tomar banho. Ele se lavam com uma toalhinha. As banheiras tem até um lugar para pendurar a toalhinha - aliás, aqui todos os banheiros que tem chiveiro também tem banheira.

* As farmácias americanas são tipo lojas de conveniência - vendem de tudo, inclusive alimentos e cigarros.

* Algumas frutas daqui são bem difíceis de serem encontradas no Brasil, como grapefruit, cranberry e blueberry.

* No geral, americanos são bem mais educados e gentis que brasileiros. E os homens são mais cavalheiros.

* As baladas acabam cedo. A maioria vai até as 2h da manhã.

* Sempre que você pede uma bebida alcoólica, a pessoa que te atende pede para ver seu documento e confere se você é maior de idade (21 anos ou mais).

* Pizza aqui se come com as mãos, tanto em casa como em lugares públicos. Eles acham muito estranho usar talheres para comer pizza.

* O chocolate aqui nos EUA tem um sabor diferente do chocolate do Brasil, mesmo sendo da mesma marca. É mais azedinho.

* O chocolate-quente não é cremoso como no Brasil. Geralmente eles só misturam o pó com água quente - raramente com leite.

* Eles chamam "castanha-do-pará" de "Brazilian nut" ou "Brazil nut" - "noz do Brasil", apesar de a Bolívia ganhar do Brasil em termos de exportação.

* As ervilhas brasileiras são muito mais gostosas que as americanas.

* A Páscoa é comemorada com doces, mas não com ovos de chocolate. É muito raro encontrar um ovo por aqui. Geralmente só vendem nas lojas de produtos brasileiros.

* Aqui não existe variedade de biscoitos recheados. Você só vai encontrar a Oreo, que é igual à Negresco. Os biscoitos mais comuns são os chocolate chip - aqueles com gotas de chocolate.

* Poucas casas tem tanque e muitas pessoas, especialmente na Califórnia, usam a garangem para guardar bugigangas, por isso os carros ficam sempre na rua.

* Os mercados não vendem certos alimentos (como catupiry e  batata-palha), mas você pode encontrá-los em lojas brasileiras ou hispânicas.

* Muitas famílias realmente usam pinheiros de verdade como Árvore de Natal. Ou compram, ou cortam sua própria.

Nenhum comentário: